quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Agora não tem mais desculpas para os judocas cabenses...


Gustavo Ramalho, Paulo Campelo, Fernando, Mestre Nagai, Thiago Ramalho e Jonas Bovet.

Novas Regras do judô
Depois da Confederação Internacional de Judô fazer os testes no Mundial Júnior do ano passado, entram em vigor esse ano as novas regras.
No começo vamos demorar um pouco para nos adaptar, mas o Mundial Júnior e o Grand Slan de Paris mostraram que melhoraram, e muito, o nível das lutas(pelo menos para nós que assistimos), pois essas regras beneficiam o judô bonito, ou seja o judô em busca do ippon, eu particurlamente gostei muito, principalmente pelo maior número de ippons em relação aos campeonatos anteriores. Bem, dêem uma olhada nas mudanças...

Novas Regras do Judô, by Hamilton

PONTUAÇÕES
Foram reduzidas para:

1)YUKO
2)WAZA-ARI
3)IPPON

TEMPOS DE OSAEKOMI-WAZA

1) de 1 segundo a 14.9 segundos não se pontua.

Obs: Se este Osaekomi-waza citado acima acontecer no Golden Score devemos levar em consideração caso haja HANTEI.

2) 15 segundos à 19.9 segundos a marcação será YUKO.

3) 20 segundos à 24.9 segundos a pontuação será WAZA-ARI

4) 25 segundos completos a marcação será IPOON.

PENALIDADES

1) Primeiro SHIDO – Servirá apenas como advertência

2) Segundo SHIDO – Será marcado um YUKO para o oponente

3) Terceiro SHIDO – Será marcado um WAZA-ARI para o oponente

4) Quarto SHIDO – HANSOKUMAKÊ . Será marcado IPPON para o oponente

Obs: Na aplicação do quatro Shido o árbitro central deverá paralisar o combate, ordenar para que os atletas arrumem o Judogui através de gesto próprio, ou seja, mãos cruzadas esquerdo sobre a direita com os dedos apontados para baixo.

Toda tentativa de YOKO-TOMOE e TOMOE-NAGE, sem desequilíbrio do adversário, o atleta será punido com SHIDO (falso ataque).

Quando os dois atletas combaterem muito agachados, ambos serão punidos com SHIDO. Caso só um mantenha essa postura este será punido.

Apresentar uma posição excessivamente defensiva um ou os dois atletas deverão ser punidos com SHIDO.

GOLDEN SCORE

Com a nova regra, o Golden Score passará para 3 minutos para as categorias Junior e Sênior.

O primeiro SHIDO será grátis.

O segundo SHIDO só poderá ser aplicado depois que o arbitro central consultar os laterais .

OBS: Caso os dois laterais façam o gesto pedindo o segundo SHIDO para um atleta neste caso não haverá necessidade dos três árbitros se reunirem .

Caso haja uma divergência muito grande para aplicação do segundo SHIDO no Golden Score os árbitros em comum acordo deverão consultar a comissão de arbitragem .

SAÍDA DA ÁREA

Com a nova regra, passa –se a utilizar o mesmo critério da luta em NE-WAZA, ou seja enquanto um dos lutadores mantiver contato com a área de combate, este não será interrompido podendo haver a metamorfose de UKÊ se transformar em TORI ou vice- versa.

Punição para saída de área

Se aplica quando o atleta sair deliberadamente da área de combate sem que haja KUMI-KATA.

Obs: Enquanto houver ação quando um dos competidores sai completamente da área e o outro mantém um dos pés em seu interior devemos deixar o combate prosseguir até que haja um motivo para sua interrupção através do MATTE.

PEGADA DE CALÇA

Qualquer pegada na calça do adversário, o atleta será punido com SHIDO.

Quando podemos pegar na calça? Quando houver um ataque , desequilíbrio e completarmos com agarre de calça . Quando for tudo simultâneo , ou seja : Ataque e pegada de caça juntos .

OBS : Sempre que houver um agarre de calça e depois o ataque , o atleta será punido com SHIDO.

As técnicas tais como : MOROTE-GARI , SUKUI-NAGE , KIBI-TISU-GAESHI , KATA-GURUMA , MAITE-GURUMA e outras , deverão ser executadas com as mãos espalmadas, evitando-se o agarre de calça para projetar o adversário .

PROJEÇÕES DE KOKA

Nenhuma pontuação será marcada e nenhuma vantagem para qualquer um dos atletas se levará em conta caso haja pontuações desta natureza , mas se for no GOLDEN-SCORE deveremos levar em consideração para o caso de HANTEI .

CONSIDERAÇÕES

A arbitragem se torna mais dinâmica com estas mudanças porem os árbitros deverão ter um treinamento adequado , um conhecimento total da regra e suas mudanças e as características necessárias para ser um bom arbitro , que são :

PRESENÇA , LEALDADE , PERSONALIDADE , IMPARCIALIDADE , RESPEITOS AOS COMPANHEIROS E ATLETAS , DETERMINAÇÃO , FRIEZA PARA DIRIGIR E ATUAR EM GRANDES COMPETIÇÕES , SABER TRIANGULAR , TER BOA VOZ DE COMANDO , CONHECIMENTO DOS GESTOS E SABER JUDÔ .

EMMANOEL ANDRADE MATTAR
Coordenador Internacional de Arbitragem da CBJ