A História do Xadrez Cabense
Pode ser dividida em ciclos a história do xadrez cabense
O Início
No "O Início" a existência do xadrez cabense é atribuída ao enxadrista Lúcio Maia o 1º campeão oficial cabense, que lutou bastante pela prática e o apoio ao xadrez competitivo no Cabo de Santo Agostinho.
Legado que herdei (Louis Lins), com a sua partida para morar e trabalhar e Tocantins.
O primeiro ciclo de campeões cabense de xadrez
Lúcio Maia
Fabio Francisco
Louis Lins
O Xadrez Escolar (O Apogeu do Xadrez Cabense)
O xadrez é adotado nas escolas como mais uma ferramenta pedagógica e opção de lazer salutar para o alunado do ensino fundamental I nas escolas municipais do Cabo de Santo Agostinho.
Surgem novos campeões: Dabson Ramos e Jailton Mendes.
É importante salientar que só cinco enxadristas tiveram o prazer de sentir as sensações de ficar em primeiro lugar em competições e de ser campeão cabense de xadrez.
Lucio Maia, Fábio Francisco, Louis Lins (este participou de todos os ciclos do xadrez cabense), Dabson Ramos e Jailton Mendes.
É também neste período que o xadrez competitivo cresce e se organiza consideravelmente.
É importante registrar que o xadrez escolar é todo atribuído ao enxadrista recifense e Professor Luiz Lima e a coordenação do Projeto Aprendizes do Futuro da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho.
Ainda é necessário citar a participação e contribuições dos enxadristas
Pedro Corrêa e José Armando.
Contribuições:
Pedro Corrêa: A principal contribuição foi a inclusão da cidade do Cabo de Santo Agostinho com umas das cidades pólos do xadrez competitivo Pernambucano.
José Armando: Além de ter trabalhado no Projeto de Xadrez Escolar Aprendizes do Futuro. Deu treinamento a diversos enxadristas cabenses.
Fim do Xadrez Escolar (A decadência)
Foi um tempo obscuro do xadrez cabense. Não tínhamos mais as competições e a prática ficou restrita aos verdadeiros amantes dos xadrez.
Renascimento
Ângelo Gonçalo se torna o nosso primeiro campeão pernambucano e norte/nordeste.
Campeão Pernambucano sub-08 2008 e Norte/Nordeste sub-08 2008.
parabéns a todos que fizeram parte direta ou inderetamente do projeto de xadrez que relamente existia de fato e de direito no cabo.. estamso trabalahndo pra que ele volte.. e todos que estiverma um dia comigo la voltaram b .. assim espero. Luiz Lima
ResponderExcluirÉ de grande honra saber que o xadrez cabense tem uma história repleta de emoção, e infelizmente, de decadência. Mas por que não lutar contra essa decadência já que temos um novo renascimento enxadrístico no Cabo de Santo Agostinho que é o Ângelo Gonçalo. É como uma Fênix que renasce das cinzas assim será a força cabense, se tiver união.
ResponderExcluirAh e minha nota pelo blog é sem duvidas 10.