quinta-feira, 12 de março de 2009

Será justo? Que política de desenvolvimento do desporto cabense é essa?‏


Que copa é essa cabense de Judô que os atletas cabenses têm que pagar inscrição? Será que esse ano irá novamente cometer o absurdo de cobrar inscrição dos nossos atletas que tem tão pouco ou nenhum apoio governamental (municipal). O evento é patrocinado em total pela Secretaria de Esporte e Juventude e quando não, ainda tem outros patrocinadores como foi o caso do ano passado que foi a Frevo.
"Queremos revelar os novos judocas do município. Além disso, é uma oportunidade de divulgar o esporte, em uma competição de nível estadual mostrando que o Cabo tem atletas de alto nível. Também à Prefeitura do Cabo que tem valorizado cada vez mais o esporte no município", enfatizou Marta Suzana.
Professora Martha Suzana será que essa é a melhor maneira de incentivar o Judô no Cabo de Santo Agostinho?

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quem convive mais assiduamente comigo sabe que evito em muitos momentos fazer críticas à administração municipal, pois na maioria das vezes, confundem isso com uma questão partidária, o que não é verdade, até porque, o partido ao qual sou filiado (embora quase ninguém saiba que sou filiado a um partido político) apóia o atual governo. Porém, a área em que mais atuo, a esportiva, está em uma situação em nosso município, que aos poucos vai chegando num ponto que não posso fugir a tecer comentários.
    Ao ouvir o atual secretário de esportes do nosso município, por duas ou três vezes (salvo grave engano), achei que o mesmo citara que o objetivo da Secretaria de Esportes do município seria única e exclusivamente com o esporte comunitário e não com o esporte de rendimento e curiosamente até agora, as duas iniciativas que tomei conhecimento da citada secretaria foram: Etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil de Volei de Praia e agora esta Copa de Judô.
    Não estou a criticar os eventos, ambos são muito importantes e precisam sim, serem realizados e apoiados, só cito a minha não compreensão da relação entre discurso e prática.
    Gostaria de saber, onde fica o esporte comunitário nessas duas iniciativas? Realmente a realização simplesmente de competições de alto nível, por si só, desenvolve a modalidade e o esporte como um todo (ainda mais com cobrança de taxa de inscrição)? Ou a implantação e manutenção de escolinhas esportivas (gratuitas), além de outras iniciativas simples e baratas são realmente o caminho para o desenvolvimento do esporte amador em nosso município???

    Considero estas iniciativas sem os devidos investimentos realmente no desporto comunitário ou em iniciativas que venham realmente a desenvolver o esporte municipal como graves equívocos que já estão se mantendo há anos e esperamos sinceramente que algumas situações sejam resolvidas o quanto antes e o caminho certo seja escolhido para o bem do esporte cabense.

    ResponderExcluir
  4. Um governo municipal, especificamente a Secretaria de Esportes pode cobrar taxa de inscrição ou ingresso nos seus eventos esportivos???
    A resposta é SIM. Não é ilegal.
    Mas não seria mais correto que citassem a destinação de tal recurso? Se a cobrança das inscrições forem usadas no próprio evento isso não deveria ser do conhecimento de todos? Porque aí, a realização não seria SÓ da citada secretaria, mas em conjunto com todos os atletas participantes.
    Transparência acima de tudo.

    ResponderExcluir