sexta-feira, 14 de maio de 2010

Moda dos esportes

Esporte radical: das trilhas para as vitrines


Fabiana Garbelotto, especial para o Yahoo! Brasil

Quem pensa que estar na moda significa usar vestidos deslumbrantes de costureiros famosos se engana. Já foi o tempo em que moda se resumia a alta costura. Como a moda é a maneira de as pessoas se expressarem e mostrarem a que universo pertencem, a preocupação com esse quesito sempre foi e ainda é fundamental para o relacionamento de uma comunidade.

Uma forte tendência hoje é a praticidade. O que isso significa? Que vestir-se bem é usar roupas com ótimo caimento e que proporcionam conforto. O estilo campeão nesse quesito é a moda esportiva, que ultrapassou os treinos e as competições e foi parar nas ruas, como trajes do dia-a-dia. “Uma coleção de roupas se desenvolve junto à sociedade. Hoje não há mais a imposição de usar apenas trajes sociais ou esportivos. A busca pela praticidade e pelo conforto falaram mais alto nos últimos anos”, afirma Fábio Priolo, designer da coleção de sapatos da Everlast.

A camisa, a calça jeans e os tênis usados por skatistas, por exemplo, antes confinado a essa turma, atualmente é visto como estilo. As marcas de produtos esportivos têm dois tipos de linhas: a esportiva e a casual. A primeira é sempre adaptada a modalidade da atividade. No caso do surf, as peças usam neoprene, tecido de borracha que isola o frio.

Já para a casual, é realizada uma pesquisa de mercado para levantar as tendências e a cada coleção há novidades e muito estilo. O objetivo é conquistar quem faz desse tipo de roupa sua marca registrada. “A moda com roupas vinculadas às marcas de esporte vão além da vestimenta do dia-a-dia. A indústria investe para que se torne um estilo mais próprio”, afirma Ivonete Amorim, estilista e coordenadora da marca Mormaii.



Roupa pra lá de confortável

A tendência é chamar a atenção também pelo conforto e não apenas pela beleza das peças. Esse conceito veio dos esportes, principalmente aqueles mais radicais e de aventura, pois a praticidade – como uma calça ou bermuda que sequem rápido, ou ainda uma camiseta que facilite a transpiração – são fundamentais.
Os tecidos são fabricados com alta tecnologia, o que traz maior benefício e bem-estar. Micro fibra, tactel, dryfit foram criados para facilitar a vida dos esportistas e hoje podem ser vistos “desfilando” pelas ruas de qualquer metrópole, nas linhas de roupas casuais das marcas de esporte radical.

Os consumidores que não são aventureiros começaram a procurar cada vez mais essas roupas que trazem o conceito de conforto alinhado ao estilo. Segundo a estilista da Mormaii, a procura pela vestimenta casual é maior, ou seja, as marcas de esporte têm mais designers para a moda do dia-a-dia do que para as práticas do próprio esporte.

A influência das escolhas

Um fator que determina a moda é o que está na mídia. Se o skatista Bob Burnquist, ou cantor Chorão, da banda Charlie Bronw Jr, aparecerem em uma festa de premiação com determinada calça e camiseta, os fãs vão procurar essas roupas por se identificarem com o estilo.



Sejam atletas, artistas ou celebridades ligados à moda confortável, os consumidores acompanham essa tendência. “Se uma pessoa famosa usa roupa de escalada, é como se ela desse o aval para que todos usem também. E aquilo certamente vira moda”, fala o designer Fábio.

Acessórios que fazem a diferença
A moda não compreende apenas as roupas, mas todo o conjunto. Os acessórios são essenciais na hora do desenvolvimento e produção de uma coleção. Colares de surf, chaveiros de escalada, botas de rapel. Tudo deve ser pensado para compor o estilo e até montar uma vitrine.

“O consumidor quer entrar na loja e montar um look completo. Não adianta você oferecer uma boa roupa super fashion, sendo que ele não tem o que combinar”, alerta Ivonete. Por isso, as marcas hoje oferecem um leque de opções muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário